Furacão Milton despedaça telhado de estádio da MLB que virou abrigo na Flórida
-
Foto: BRYAN R. SMITH/ AFP -
Casa do Tampa Bay Rays na Liga de Beisebol dos EUA, Tropicana Field teve cobertura arrancada com a força da tempestade; governo da Flórida realocou abrigo, que serviria de base para socorristas
Um morador de St. Petersburg, na Flórida, expressou sua tristeza ao ver o estádio de seu time do coração destruído. "Fico triste ao ver o estádio do time que amo arruinado", lamentou Bill Johnson, de 57 anos, torcedor fiel do Tampa Bay Rays, equipe da Liga Americana de Beisebol (MLB). Na noite de quarta-feira, Johnson presenciou a força devastadora do Furacão Milton, que, em cerca de meia hora, arrancou o telhado do estádio Tropicana Field, localizado a poucos metros de sua casa. A cena deixou um impacto profundo no morador e na comunidade local.
A arena, que na última temporada da MLB recebeu uma média de 17 mil pessoas por jogo, estava sendo transformada em um abrigo emergencial. O espaço foi destinado para abrigar equipes de resgate e profissionais da linha de frente responsáveis por atuar na mitigação dos efeitos das tempestades que atingem a região, que está sob alerta máximo de furacão, conforme anunciado pelo governador Ron DeSantis na última terça-feira.
Na manhã desta quinta-feira, o estádio amanheceu com o campo coberto por pedaços do telhado, feito de fibra de vidro e revestido com teflon (politetrafluoretileno), que haviam se soltado. O Corpo de Bombeiros local entrou em contato com as pessoas que estavam abrigadas no estádio durante a noite e confirmou que todos estavam a salvo.
O governador Ron DeSantis anunciou que o Tropicana Field poderia abrigar até dez mil pessoas, com foco na proteção de socorristas e profissionais envolvidos nas operações de contenção de desastres. No entanto, o porta-voz do governo, Jeremy Redfern, informou que a base no estádio foi realocada devido ao risco de desabamento.
Na noite de quarta-feira, ventos de aproximadamente 162 km/h atingiram a estrutura, 23 km/h a menos do que a velocidade que o telhado poderia suportar. O Furacão Milton fez sua landfall no mesmo dia, sendo classificado como uma tempestade de nível 3 na escala que vai até 5.
Impacto em outros esportes
As tempestades levaram ao cancelamento da partida de pré-temporada da NBA entre o Orlando Magic e o New Orleans Pelicans, que estava agendada para esta sexta-feira no Kia Center, em Orlando. A equipe do Magic permanecerá em San Antônio, Texas, onde está desde o confronto contra o San Antonio Spurs, realizado na quarta-feira.
O Jacksonville Jaguars, da NFL, teve que adiar a viagem do time para Londres no Reino Unido, previamente marcada para a noite desta quinta. A franquia encara o Chicago Bears no estádio do Tottenham, da Premier League. Os Jaguars também remarcaram uma coletiva de imprensa, de sexta-feira para sábado.
O Tampa Bay Buccaneers foi outra franquia que teve sua agenda afetada pelo Furacão Milton, sendo obrigada a chegar cinco dias mais cedo em Nova Orleans para o confronto com o New Orleans Saints.
Familiares dos jogadores e técnicos evacuaram a Flórida e se juntaram ao time nos hotéis em Luisiana - os proprietários da franquia requisitaram dois aviões que transportaram 350 familiares e 31 animais de estimação. O time seguirá treinando no estádio Yulman, da Universidade Tulane.

Deixe seu comentário